Tema: Jogo e e Esporte - Competição e Cooperação

Para começo de conversa:


Neste bimestre, vamos tratar de um tema muito popular: o jogo! Você vai aprender que os jogos populares existem há muito tempo e perceber que o esporte a que você assiste hoje, na televisão ou ao vivo, nem sempre foi jogado dessa maneira. Vai ver também que, em alguns tipos de jogo, não há vencedores e perdedores, há pessoas que cooperam entre si e todos ganham. Mas, para começo de conversa...


1. Quais os jogos que você conhece?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Dentre estes, qual você joga com mais frequência? Onde?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Você já se perguntou como foi a infância dos seus pais e avós? Será que eles brincavam das mesmas coisas que você brinca? Que tal descobrir?

Pesquisa de Campo:

Vamos descobrir como e o que jogavam as pessoas mais velhas?
Que tal entrevistar alguns parentes (avós, pais, tios), vizinhos ou amigos da família?
A seguir, algumas perguntas que você pode fazer a eles. Inclua outras perguntas, se achar que deve, sobre algum assunto do seu interesse ou curiosidade.
Anote as respostas e leve-as para comparar com as respostas dos seus amigos. Verifique os diferentes tipos de jogos que as pessoas praticavam em outras épocas, o que elas faziam e o que você também faz.
Sugestões de perguntas para a entrevista:

1. O(a) senhor(a) se incomodaria de me dizer a sua idade?
2. O que o(a) senhor(a) jogava quando tinha a minha idade? (Fale a sua idade para os
entrevistados.)
3. Quantas pessoas participavam desse jogo?
4. Em que local era praticado?
5. Que material era necessário?
6. Com quem vocês aprenderam o jogo?
7. Como ele era jogado?
8. Quais as suas regras?
9. Outra pergunta (se você desejar fazê-la): ________________________________________________

Registre as respostas no quadro a seguir:

Perguntas                                                                            Respostas
_________________________________________________________________________________
Idade
_________________________________________________________________________________
Nome do jogo
_________________________________________________________________________________
No de participantes
_________________________________________________________________________________
Local de jogo
_________________________________________________________________________________
Material necessário
_________________________________________________________________________________
Quem ensinou o jogo
_________________________________________________________________________________
O jogo
_________________________________________________________________________________
As principais
_________________________________________________________________________________
Regras do jogo
_________________________________________________________________________________
Outra pergunta
_________________________________________________________________________________

Responda as questões a seguir, tendo como base os dados que você conseguiu nas entrevistas:

1. Os jogos variam de acordo com a idade das pessoas? Explique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Onde essas pessoas jogavam? Você também pratica seus jogos nesses lugares?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3. Dos jogos citados, você ficou com vontade de jogar algum que não conhecia? Qual? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Lição de Casa:

Preparando um painel de jogos populares:

Depois de vivenciar os jogos escolhidos por você, seus colegas e seu professor, chegou a hora de visualizar os vários jogos populares, confeccionando um painel. Você pode desenhar, recortar figuras, captar imagens da internet, fazer composições e tudo mais que a sua criatividade permitir. Leve as imagens para a escola. Seu professor vai orientá-lo na confecção do painel. Se possível, fotografe o painel quando estiver pronto.

Desafio!

Brincadeiras de infância
Vamos ver quantas brincadeiras e jogos você conhece.
Observe atentamente a charge (ilustração em forma de sátira, valendo-se de caricaturas) de jogos e brincadeiras populares, a seguir. Seu desafio é nomear o maior número possível de jogos e brincadeiras, a partir do que vivenciou em aula, em casa ou dos resultados das entrevistas.


Liste o nome dos jogos e brincadeiras que você conseguir identificar.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Agora, observe o quadro e responda:

Brincadeiras de criança, de 1560: o quadro de Pieter Bruegel (1525-1569) apresenta várias brincadeiras e jogos típicos da época, muitos ainda existentes na atualidade (óleo sobre tela; 118 cm × 161 cm). Acervo Kunsthistorisches Museum, Viena.

a) Embora o quadro se chame Brincadeiras de criança, são apenas crianças que estão brincando?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) As brincadeiras do quadro de Pieter Bruegel são semelhantes às da charge? Elas se parecem com as que você costuma brincar? Explique em que elas são semelhantes.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Você conhece alguma brincadeira de adulto? Qual?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para saber mais!!

Você gostou do tema e quer se aprofundar? Então, fique ligado nas dicas:

Site:

  • Jogos.com. Disponível em: <http://www.jogos.com>. Acesso • em: 21 set. 2009. Confira os mais de 5 mil jogos que o site disponibiliza. São jogos virtuais de agilidade, desporto, diversão etc. Ao acessar algum dos jogos oferecidos pelo site, identifique, no jogo virtual que você escolheu para jogar, se ele é do tipo competitivo ou cooperativo, se é um jogo coletivo ou individual. Em caso de dúvida, consulte seu professor.

Filme:

Uma aventura do Zico. Direção: Antônio Carlos de Fontoura. Brasil, 1998. 93min. Livre. Em uma escolinha de futebol, o craque Zico treina meninos que foram selecionados em uma “peneira” patrocinada por uma rede de TV. Um dos meninos que participou da peneira, filho de um homem muito rico, não foi selecionado. Inconformado, seu pai contrata um cientista que cria um clone de Zico, só para treinar o filho. Aí começam as confusões, pois cada Zico tem um estilo de treino.


Ao assistir ao filme, veja o tipo de treino que cada Zico desenvolve. No que esses treinos se diferenciam? Qual o estilo de treino em que os meninos se preocupam mais em cooperar?
Qual o estilo de treino em que a preocupação é apenas com a vitória? Qual o clima entre os meninos nos dois tipos de treinamento?

VOCÊ APRENDEU?

Nas aulas, você vivenciou várias possibilidades do jogar. Pesquisou os jogos populares, comparou as brincadeiras de hoje com as do passado e viu que algumas permaneceram iguais e outras sofreram adaptações. Participou de jogos em que toda turma tinha o mesmo objetivo, alcançado pela cooperação, e, em outras situações, competiu e ajudou sua equipe contra outra.

1. Escreva, na linha, a que tipo de jogo se refere cada imagem, cooperativo ou competitivo:





a) _____________________________________













b) _____________________________________










c) _____________________________________










2. Os jogos populares representam a manifestação da cultura de determinada sociedade e contribuem para divulgar e preservar as tradições dessas pessoas. São jogos com regras que variam de lugar para lugar, não exigem um espaço específi co para sua prática e muitos, também, fi zeram parte da infância de pessoas mais velhas, como nossos pais ou avós.

Assinale com um X, dos jogos a seguir, quais são jogos populares:

( ) bolinha de gude ( ) voleibol ( ) amarelinha ( ) basquetebol ( ) pular corda ( ) esconde-esconde
( ) jogo de taco (bétis)

3. Se pensarmos em esportes coletivos, temos aqueles em que os jogadores das equipes se enfrentam diretamente, procurando, a cada ação, alcançar os objetivos do jogo (gol ou cesta, por exemplo) e evitar, ao mesmo tempo, que os jogadores da outra equipe alcancem a mesma finalidade (gol ou cesta). Temos, também, esportes coletivos em que as equipes cooperam entre si para um objetivo comum. Há, ainda, modalidades esportivas individuais que, em certos momentos, realizam apresentações em grupo.

















2 comentários:

  1. Gostaria de saber as atividade encontradas no desafio das brincadeiras. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu também gostaria de saber o nome das brincadeiras, algumas não estou reconhecendo.

    Obrigado.

    ResponderExcluir