A Psicomotricidade |
Definição
É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.
Verifique abaixo uma atividade de psicomotricidade, dada numa aula de educação física no ensino infantil.
Aula de Psicomotricidade
Fonte: Arquivo Próprio, 2009 - Pré-Escolar Magdalena Rimoli Moragas em Itaú de Minas.
Este é um exemplo de Psicomotricidade Relacional:
A Psicomotricidade Relacional foi criada por André Lapierre, educador francês, na década de 70. É uma prática educativa, de valor preventivo e terapêutico, que permite crianças, adolescentes e adultos, expressarem seus conflitos relacionais, superando-os através do brincar, do jogo simbólico.
Após ler as informações acima e assistir o vídeo, comente no blog o que entendeu e o que acha desta área da educação física.
|
Psicomotricidade
Assinar:
Postagens (Atom)
Olá Willian, arriscando um pouco, acho que a psicomotricidade trabalha a habilidade e coordenação motora do aluno. É o estudo que pode demonstrar, por meio de atividade físicas, a emoção, ansiedade e agilidade do aluno. Seria isso? Abraços, Roseli dos Santos.
ResponderExcluir